A AGREMIAÇÃO

GRES PEGA NO SAMBA


Fundação: 08 de janeiro de 1976
Cores: Azul,
Vermelho e Branco
Presidente:
Valdir Santos Silva
Endereço:
Rua Dr. Américo de Oliveira, sn
Bairro:
Consolação - Vitória - ES
Contato:
(27)
E-mail: grespeganosamba.assessoria@gmail.com


Tudo começou em Janeiro de 1975, onde se reuniram jovens rapazes e o alegre e festeiro adorador do carnaval Sr. Genésio para jogar uma partida de futebol vestidos com saias, e assim surgiu a idéia de fazer um bloco sujo para brincar o carnaval daquele ano pelas ruas do bairro da Consolação, Horto e Gurigica.

Participaram os senhores Genésio Mendes (o idealizador), Bezerra, Wilson Felix ( Jacaré ), Ademir, Mario Mendes, Walter ( Pagé ), Edmar Elpidio, Jomar entre outros. Neste primeiro ano saíram 200 pessoas, algumas fantasiadas e outras de roupa comum entre crianças, mulheres, jovens e adultos, todos com latas na mão fazendo batucada.



No segundo ano os participantes começaram a criar suas próprias fantasias, feitas em casa com material de chita, papelão e chapéu. No ano seguinte as fantasias começaram a ser organizadas e tinham até uma costureira exclusiva para confeccioná-las. Começaram as compras dos primeiros instrumentos para o bloco.


 


No começo o bloco tinha o nome de “Pega Tudo”, a razão deste nome é porque os participantes do bloco iam passando e recolhendo dinheiro e material que eram doados para confeccionar as fantasias e comprar instrumentos. Dona Maria Mendes que sempre acompanhava o Sr. Genésio relata em uma entrevista ao Jornal A Tribuna em Janeiro de 2001 que a alegria de brincar o carnaval era tamanha, que todos os participantes arrumavam um jeito de ajudar, algumas senhoras lavavam roupas para fora e assim conseguiam arrumar dinheiro, foi tamanha alegria pelo bairro que mais pessoas começaram a participar e assim o Bloco foi se tornando cada vez maior, crescendo a participação dos moradores da Consolação, Horto, Bonfim, Gurigica e integrantes da GRES Amigos da Gurigica.


 Podemos destacar os grandes compositores que ajudaram o GRES Pega no Samba como seus maravilhosos sambas: o primeiro intérprete e compositor da escola Lajota, os compositores Ney do Cavaco, Mosquito, Mario do Pega, Zalém, Nelson Sete Cordas, Jack Cintra, Serginho Jucutuquara, Moacir Alves, Marquinho, Gigi e Tom Braza, Ricardo Araújo, Candotti, Adilson Nascimento, Magno Brito, Francisco Velasco, Darinho da Ilha e Flavio Amor e Samba. Os nossos conselheiros, diretores, ex-presidentes e colaboradores como: José Messias, Jota, Johnny Brandino, Edson Amâncio, Valdir Silva, Mestre Zezé (foi o primeiro mestre de bateria), João Luiz Bernardes e Família (mestre de bateria), Edmar Elpídio e Família, Doico, Ronaldo, Dª Augusta Melo, Neucimar, Chumbinho, Zilda, Katita, Fabinho, Gilcinho e Jaci Rosa, Jorge Mecânico; Os colaboradores Emilio Aceti, Ricardo Aguiar, Fernando Polessi;


Os ex-presidentes Jose Luiz Ramos, Jurandir Menegatti, Elson Bom, Vaccari; Os intérpretes Lajota, Jairo Liberdade, Fernando da Colina, Edmundo Coutinho, Gilson da Rosa, Neguinho, Jack Cintra, Xavier, Goiabinha e Sabia.


São tantas as pessoas que contribuíram com o Pega no Samba e que nós só temos a agradecer, para que esta Escola de Samba possa estar hoje entre as Grandes Agremiações Carnavalesca do Estado do Espírito Santo. Agradecemos ao Johnny Brandino por ter feito o levantamento de todos os temas que foram enredo destes de bloco até se tornar Escola de Samba, ao Grande Senhor Genésio Ferreira Mendes e Família onde tudo começou.

A nossa eterna gratidão a ex-presidente do Pega no Samba e Vereadora Neuzinha de Oliveira que tirou a Escola de Samba da rua, nos dando uma quadra para que possamos ter onde ensaiar, receber os nossos componentes, foliões e convidados, e assim promover eventos onde a Família Pega no Samba possa ter orgulho de estar. A todos o nosso muito obrigado.


A DIRETORIA